Virginia, US
A isenção de vistos de visitantes no Brasil para cidadãos canadenses, australianos, japoneses e dos EUA
| Diana Quintas

A isenção de vistos de visitantes no Brasil para cidadãos canadenses, australianos, japoneses e dos EUA

Cidadãos de diferentes países precisam de um visto de turista ou de negócios para entrar no Brasil. Uma notícia acolhedora de uma perspectiva de imigração é a isenção de visto de visitante para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, que entrou em vigor em 17 de junho.

O desenvolvimento faz parte das diversas iniciativas que as autoridades brasileiras tomaram nos últimos tempos para simplificar os processos de vistos e imigração. Em 2018, uma plataforma de vistos eletrônicos foi lançada para oferecer um processo mais rápido e contínuo aos cidadãos dos países mencionados acima. De acordo com a revista Forbes, “desde a sua implementação em 2018, o programa e-visa resultou em um aumento de 35% em pedidos de visto para visitar o Brasil”.

Para as empresas, a isenção facilita a mobilidade de empresários e profissionais de uma ampla gama de indústrias que vêm ao Brasil para visitas curtas (até 180 dias) para participar de reuniões, eventos e feiras.

No entanto, como o próprio nome indica, o visto de visitante destina-se apenas a visitar o país e várias outras situações não estão isentas da análise das autoridades brasileiras. Há diversos tipos de vistos de trabalho e investimento e cada um deles pressupõe uma série de requisitos. Um profissional que atua na área técnica e vêm ao país para consertar uma máquina ou um executivo que vem implantar uma prática de gestão precisam solicitar visto de trabalho. Quem vem investir no país também continua precisando de autorização.

Portanto, para atividades de trabalho e de investidores, a autorização do Ministério da Justiça e da Segurança Pública ainda é necessária para canadenses, australianos, japoneses e americanos, que ainda precisarão de um visto de trabalho ou investimento depois de 17 de junho.

Como podemos ajudar?

Nossa equipe no Brasil é experiente em vários aspectos da estratégia de imigração. Por favor, contate-me em dquintas@fragomen.com se você tiver alguma dúvida em relação à migração, mobilidade de talentos e fazer negócios no Brasil do ponto de vista da imigração.