Virginia, US
Abemii Mobility Summit 2019: Mobilidade global na Era Digital
| Diana Quintas

Abemii Mobility Summit 2019: Mobilidade global na Era Digital

Eu tive recentemente o prazer de participar do Abemmi Mobility Summit 2019. Foi a segunda edição do evento que reuniu o setor privado de mobilidade e autoridades públicas em São Paulo, Brasil, para discutir caminhos para ampliar e melhorar a mobilidade global e o setor de imigração no país.

Este encontro anual é uma iniciaitva da Associação Brasileira dos Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional (Abemmi), que deseja ampliar o diálogo em busca de soluções para tornar o processo de imigração mais simples e eficaz possível.

Durante o evento, moderei o painel com autoridades públicas sobre trâmites legais de imigração, onde discutimos sobre os avanços que jáconquistamos e desafios a serem enfrentados pelos expatriados no Brasil com a burocracia.

Notícias sobre migração e desenvolvimento

O encontro foi um evento empolgante, uma vez que marcou o lançamento do manual de boas práticas relacionadas à migração e outro sobre o relacionamento com a administração pública.

Outra boa notícia foi o anúncio feito pelo representante do Ministério da Economia de que a pasta pode lançar em julho um aplicativo para celular para a emissão de vistos de trabalho para brasileiros e estrangeiros.

Esta iniciativa pode agilizar o processo, de acordo com o coordenador de identificação e Registro Profisisonal do Ministério da Economia, Sergio Barreto, que participou do Abemmi Mobility Summit 2019.

O encontro também teve seu foco em inovação e avanço tecnológico aplicado à mobilidade e discutiu a repercussão tecnológica e comportamental de processos impactados pelas soluções digitais, necessidades de cybersegurança e as mudanças aceleradas que compõe o atual cenário mundial.

Durante o evento, o chefe do departamento de Segurança e Justiça do Ministério das Relações Exteriores, André Veras Guimarães, enfatizou a importância do aperfeiçoamento de processos relacionados à imigração. “Nós estamos constantemente aprimorando nosso trabalho através da tecnologia, uma vez que a imigração é um grande fenônemo global hoje em dia”.

Conclusão/ O que esperar no futuro

Eu acredito que o encontro foi uma grande oportunidade para empresas e autoridades discutirem juntas soluções para os processos envolvendo expatriados.